Saúde

Chá de cavalinha para que serve


Popular como cana de jacaré, a cavalinha é oriunda da espécie denominada Equisetum arvense, e tem este nome por conta de seu caule se parecer com a cauda de um cavalo. Saiba que ela é muito usada como um fitoterápico, e a encontramos em formato de extrato seco, ou para o preparo de bebidas como o chá. Vamos conferir mais sobre chá de cavalinha para que serve?



Chá de cavalinha para que serve

A cavalinha é fonte de vários sais minerais, como cálcio, potássio, e flavonoides, além da Vitamina C.

O chá de cavalinha tem várias recomendações, como:

  • Reduz o inchaço
  • Melhora a saúde da pele
  • Ajuda na eliminação de toxinas
  • Auxilia no emagrecimento

Como fazer chá de cavalinha

O melhor jeito de preparar o chá é fazer na forma de infusão. É muito fácil e simples seu preparo.

Esquente 150 ml de água e adicione 1 colher de sopa da planta.

Depois basta abafar, coar e servir.

O ideal é consumir o chá até 4 vezes por dia. Se for armazenar o chá para tomar ao longo do dia, armazene em uma garrafa de vidro. O consumo do chá de cavalinha deve ser feito no mesmo dia.

Lembrando que o chá de cavalinha pode trazer alguns efeitos colaterais se tomado em altas doses. Como irritação gástrica, anorexia e dor de cabeça. O chá não pode ser usado por gestantes e lactantes, por quem sofre de gastrite e insuficiência renal ou por quem faz uso de diuréticos, anticoagulantes e anti-hipertensivos.

Além disso, o consumo excessivo e prolongado da cavalinha pode causar também diarreia e perda de minerais essenciais para o nosso organismo. Portanto, a indicação é que a cavalinha seja consumida por curtos prazos, em períodos de até uma semana, ou de acordo com a orientação de um nutricionista ou de um médico.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Leda Maria diz:

    Tenho interesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *