Jejum Intermitente Saúde

Jejum intermitente e Imunidade


O Jejum Intermitente é uma prática que traz muitos benefícios a nossa saúde. Se realizado com o devido acompanhamento médico – especialmente em casos de indivíduos com diabetes, por exemplo – e com uma alimentação forte, pode ajudar de forma benéfica no processo de emagrecimento.  O método ainda proporciona vantagens ao nosso sistema imunológico, por exemplo. É o que mostra recentes pesquisas de cientistas da área. Portanto, vamos conferir mais informações sobre o Jejum Intermitente e imunidade?



Jejum intermitente e Imunidade

Um estudo realizado nos Estados Unidos, pela Universidade do Sul da Califórnia, reuniu uma equipe e solicitou a eles que a princípio fizessem um jejum de 2 a 4 dias em um período que compreende 6 meses.

Durante esse período, foi observado que os participantes desenvolveram uma redução considerável na produção de uma enzima denominada PKA, um hormônio que tem sido relacionado a um risco elevado de câncer. Junto a esse resultado, foi notado que o sistema de imunidade dos voluntários se regenerou por completo.

O estudo da Universidade apontou que o jejum causou uma alteração no organismo dos voluntários, já que o corpo foi obrigado a utilizar as reservas de gordura, glicose e cetonas, além de destruir uma enorme quantidade de glóbulos brancos. Essa perda sinalizou o organismo para que acontecesse uma renovação de células do sistema de imunidade do corpo.

Estas descobertas, de acordo com os pesquisadores, ajudarão de forma positiva os indivíduos que são vulneráveis a enfermidades e que fazem tratamentos de quimioterapia, por exemplo.

Lembrando que é muito importante sempre respeitar os seus limites e fazer acompanhamento médico como em qualquer dieta ou mudança em sua rotina alimentar. Faça refeições ricas em proteínas e gorduras boas, como os que levam carnes, verduras, peixes, azeites.

Em tempos de pandemia mundial por causa do vírus em questão, em que é importante reforçar o nosso sistema imunológico, você pode fazer jejum de 12 horas por exemplo. Dessa forma, não é necessário abandonar sua prática do Jejum Intermitente. Leia mais sobre como fazer Jejum de 12 horas aqui.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Sandra c assis diz:

    Muito boa esse jejum obrigado pelo ótimo trabalho

  2. Muito bom artigo, obrigado por postar. Inclusive voltarei
    mais vezes ao seu site. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *